Paralelo à programação dos ‘Seminários Novos Gestores’, produzidos pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios – nos dias 18 e 19 últimos na Capital Federal, alguns prefeitos aproveitaram os momentos entre uma palestra e outra para abrir portas nos gabinetes parlamentares, secretarias federais e ministérios.
A viagem de alguns prefeitos à Brasília para participação no evento ‘Seminário Novos Gestores’, realizado pela CNM nos dias 18 e 19 de Novembro, - últimas segunda e terça-feira -, foi mais uma oportunidade de bons contatos com o parlamento e alguns ministérios. Para o prefeito de Jucati, Ednaldo Peixoto (PSB) e o prefeito eleito com seu apoio, Clelson Peixoto, que pertence ao Republicanos e obteve 79,33% dos votos válidos nas recentes eleições, foi uma excelente ocasião para estreitar laços com os representantes federais daquele município e destravar algumas demandas.
Ednaldo, prefeito que administra até o dia 31 de dezembro, esteve com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com Deputado Federal André Ferreira e também com o aliado e ex-deputado federal Wolney Queiroz (PDT), que atualmente ocupa o cargo de Secretário Executivo da Previdência Social. Com cada um deles, o gestor jucatiense resolveu demandas do município.
Em entrevista concedida ainda em Brasília ao programa ‘Leitura Ampla’, exibido pela Rádio FM Sete Colinas, Ednaldo falou dos desafios a serem enfrentados pelo seu sucessor: “Conseguimos nos superar e começamos a mudar a história do nosso município. Hoje temos Hospital, SAMU, água encanada vinda de Garanhuns para Neves, Jucati e zona rural e casa de apoio. Jucati é uma cidade totalmente asfaltada. Nos governos anteriores, enquanto se investia menos de dois milhões em um mandato, no nosso primeiro mandato tivemos investimentos de cerca de 25 milhões e atualmente no segundo mandato foram investidos outros 40 milhões, totalizando mais de 65 milhões investidos em oito anos.”
Ednaldo também falou dos desafios para o futuro: “Já iniciamos várias escolas, uma de 6 salas, estamos construindo outra de 6 e mais uma de 12 salas, uma em Jucati e outra em Neves e o desafio de Clelson é fazer ainda mais, como ampliação do abastecimento de água na Zona Rural, para reduzirmos a oferta de pipas e eu me comprometo a estar ao lado de Clelson, usando da nossa experiência administrativa para melhorarmos a vida da população.”
Na oportunidade, Peixoto revelou ter conseguido para Jucati, junto ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - , um ônibus de 48 lugares. Além disso, o prefeito que obteve uma aprovação superior a 95% nesta sua gestão, segundo pesquisa, também conseguiu destravar emendas para saúde e outras obras, já anunciadas à população.
Fotos: Leitura Ampla Itinerante/ Divulgação
Comments