*Por Marcelo Jorge
A política eleitoral começa a dar os ares da graça, às vésperas de 2024, ano no qual cargos de prefeitos e vereador estarão em disputa em todo o país.
Em Garanhuns, uma recente pesquisa conduzida pelo Instituto Simplex, ‘simplesmente’ contrariou um levantamento anterior, realizado no início de Novembro pelo Instituto Consultex, já que este apresentava leve vantagem para o oposicionista.
Em ambas as pesquisas, o foco são as pré-candidaturas à prefeito da chamada ‘Suissa Pernambucana’, postos os nomes de Izaías Régis (PSDB), atualmente exercendo o cargo de deputado estadual e o prefeito Sivaldo Albino (PSB), ora governante e pré- candidato à reeleição.
Os números não devem ser contestados. (ou devem?). Apesar de compreender que as metodologias variam e que pesquisa é reflexo de momento, quem detém a caneta e o poder político, os cargos e as verbas públicas, prioritariamente tem ascendência sobre os demais e inegavelmente, já partiu na frente.
O fato é que Sivaldo Rodrigues Albino já revelou em muitos momentos que deseja enfrentar (e vencer) Izaías NAS URNAS, o que seria um fato inédito para o socialista. Em outros momentos, Albino não conseguiu bater a popularidade de Régis. A vitória que o levou enfim ao Governo nas disputas de 2020, se deu na verdade sobre seu amigo Silvino Duarte, ex-prefeito, renomado médico, atualmente seu aliado e também componente da sua equipe de Governo.
No entanto e curiosamente, a base do Prefeito Sivaldo na Câmara Municipal, vem tentando à qualquer preço tornar ‘Zazá’ inelegível, através de tentativas de reprovação de contas do tucano, mesmo contrariando o TCE-PE, uma ação que caso consumada, hipoteticamente tiraria a elegibilidade de Izaías. Além disso, o próprio filho de Sivaldo, que atualmente assessora o deputado Felipe Carreras, recentemente publicou um vídeo nas mídias sociais confrontando o ex-prefeito por duas vezes e deputado em quatro ocasiões, sugerindo a Izaías que “Vá trabalhar!”.
AS PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR, SÃO:
1. Se de fato os números da pesquisa Simplex são mesmo tão favoráveis ao atual gestor, que vem evocando Garanhuns como canteiro de obras e milionárias festas e este prefeito, quase reeleito, quer de fato confrontar o oponente nas urnas, qual seu temor na participação do ex-prefeito no pleito?
2. Qual o temor da eficaz atual base governista na Câmara Municipal, já que (grande) parte deles também era base de Zazá e já recorreu ao então prefeito Izaias em suas demandas, sendo supridos? É mais digno e cômodo ganhar no 'tapetão'?
3. E, por fim, qual o receio que teria o jovem Cayo Albino, dententor de mais de 32 mil votos nas recentes eleições para deputado (todavia não eleito), em todo esse processo?
Ficam as perguntas. Respondam para vocês mesmos...
*Marcelo Jorge é Consultor Político em dezenas de eleições majoritárias e proporcionais, Jornalista, Radialista, Publicitário.
Kommentare